Um dos principais pontos a serem observados na hora de reformar um imóvel é a ordem dos serviços, principalmente se você não deseja modificar tudo de uma só vez. Para que a reforma ocorra de forma bem planejada, é necessário seguir algumas etapas para a execução dos serviços. Confira abaixo:
Banheiro
A principal razão para começar a reforma pelo banheiro está no fato de que ele normalmente é independente do restante da casa, possuindo revestimentos próprios.
Além disso, o banheiro está mais sujeito a problemas como vazamentos, entupimentos e infiltrações.
A reforma do banheiro deve começar com a demolição, depois a abertura de espaço nos pisos e paredes para as instalações; execução e fechamento das instalações; colocação do chuveiro; das louças e dos móveis
Cozinha
A cozinha deve ser a segunda parada na hora da reforma.
Nesse cômodo os trabalhos também devem começar com as demolições, se necessário, seguindo com as instalações e deixando os móveis por último.
Caso a intenção da reforma seja transformar uma cozinha tradicional em americana, ou apostar em um único revestimento para esse ambiente e a sala de jantar ou de estar, então, pode valer mais a pena encarar a reforma de todos esses cômodos em conjunto. Assim, os trabalhos começam e terminam de uma só vez, fazendo com que a reforma se torne mais ágil e eficiente.
Pisos
Concluídos os trabalhos no banheiro e na cozinha, o próximo passo é pensar na reforma dos pisos do restante da casa.
Assim, se você deseja optar por um único tipo de piso para toda a casa, é mais interessante trocar tudo de uma vez.
Desse modo, será possível garantir melhores descontos e ter a certeza de que está comprando produtos do mesmo lote, para não correr o risco de ter variações nas cores das peças.
Analise as esquadrias
Se for necessário incluir as portas e janelas na reforma da casa, é importante que elas sejam substituídas após a troca do piso. Isso porque a altura do novo piso pode influenciar a abertura das portas.
Assim, se você já tiver trocado algumas delas, poderá ter que refazer o trabalho de instalação.
Finalize com a pintura e os acabamentos
A última etapa de uma reforma deve ser a realização dos acabamentos e a pintura das paredes, pois essa será a parte mais visível da obra. Por isso, deve ser feita com cuidado e precisão.
Enquanto a reforma ainda estiver em andamento, as chances de as paredes ficarem sujas e os acabamentos danificados são grandes. Por isso, é importante esperar a conclusão de todos os trabalhos para só então fechar com chave de ouro.
Dessa forma, é possível investir em uma bela pintura e em acabamentos elegantes.
Ao escolher os acabamentos para casa, é preciso encontrar um meio termo entre apostar nas tendências e optar por itens duradouros.
Deixe tendências mais extravagantes para móveis e acessórios que você pode trocar mais facilmente.
Para os acabamentos duradouros, prefira itens mais neutros e atemporais.
Lembrando que é de suma importância contratar um profissional especializado para que tudo fique do jeito que você sonhou e planejou!
Fonte: Anlunas